A Internet das Coisas (IoT) descortinou um mundo de possibilidades em diversas áreas da economia, com impactos diretos na produção, no consumo e nas atividades triviais do dia a dia.

Para profissionais que lidam com gerenciamento de processos, bem como de frotas e máquinas industriais, a IoT gerou impactos positivos na rotina. Na busca por um serviço mais eficiente, plataformas inteligentes como o TrackLi contribuem para modernização das atividades e fortalecem a chamada logística 4.0, possibilitando a melhor gestão dos custos e planejamento assertivo de manutenções.

Falando em logística, veja que dado interessante: o Business Insider indica que até 2020 o gerenciamento de frotas conectadas atingirá 90% dos veículos comerciais na América do Norte. Os números não mentem: a revolução dos dispositivos conectados já é uma realidade e avança a passos largos no Brasil.

Como a IoT pode impactar meu negócio?  

Desconstrua a ideia de que abraçar a IoT signifique o fim das relações de trabalho entre humanos. É na sinergia de inteligências que está o valor desta tecnologia! A IoT permite o uso coordenado de máquinas conectadas e aptas para monitorar diversas atividades, configuradas para coletar e disponibilizar dados para plataformas como o TrackLi.

Quando mais dispositivos estiverem conectados à rede, haverá um aumento na quantidade de dados transmitidos em tempo real para os gestores, permitindo assertividade e agilidade nas tomadas de decisão. E isso é só uma parte dos benefícios de contar com um ecossistema online.

Frotas inteligentes

Em setembro escrevemos um artigo falando sobre a importância da análise de dados para um gerenciamento de manutenção mais eficiente. A IoT integrada a softwares como o TrackLi é peça-chave quando falamos em manutenção preditiva por abastecer os gestores com dados confiáveis sobre a frota.

Peças com sinais de desgaste, falhas de desempenho e qualquer outra situação que configure anormalidade são reportadas ao gestor da frota. Assim, as intervenções são realizadas apenas quando necessário, diminuindo custos com manutenção e dando mais confiabilidade à operação.

A gestão inteligente de frotas passa pela IoT e todas as oportunidades que surgem  com tamanha conexão. Por isso, se a sua empresa ainda está resistente ao novo, repense. Otimize a estratégia de dados do seu negócio a partir da IoT.

Dados estratégicos

No TrackLi investimos numa interface descomplicada, por meio da qual o gestor tem acesso a um panorama geral dos dados transmitidos pela frota monitorada pelo sistema. Esse painel garante a visão da operação como um todo e permite o acesso a informações individuais de cada ativo conectado.

Porém, os dados por si só não fazem milagres. A estratégia de dados só acontece a partir do momento em que as informações são usadas como base para o processo analítico que conduz a tomada de decisão.

Neste contexto, a figura do gestor de frotas se torna ainda mais estratégica. Seu expertise será o filtro que vai capturar os dados mais relevantes sobre cada ativo, intervindo quando necessário e dando mais agilidade ao negócio.

A revolução dos dispositivos conectados é um convite para que empresas repensem não apenas a própria operação, mas também a forma como interagem com equipe e clientes. A IoT é uma tecnologia disruptiva para empresas competitivas do futuro.

Que tal repensar os processos do seu negócio e adaptar sua gestão de frotas a esta nova realidade? Na dúvida, entra em contato com a gente: dê o próximo passo com o TrackLi.

(Visited 96 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *