Nós temos uma pergunta para você: como é feito o planejamento para manutenção da frota na sua empresa? Realizamos pesquisas e constatamos que boa parte das indústrias faz a manutenção preventiva sem ter dados assertivos como base.

Em parte dos casos, veículos e movimentadores de carga em perfeitas condições de uso são retirados da operação para manutenção. Na ponta do lápis, a paralisação pontual dos ativos gera prejuízos ao negócio pelo tempo de ociosidade.  

A boa notícia é que as soluções de Internet das Coisas (IoT) chegaram para  otimizar a gestão de frotas! Com base nos dados disponíveis em plataformas como o TrackLi, você agrega inteligência à logística do seu negócio. Ganha em economia e evolui da manutenção preventiva para a manutenção preditiva.

Preventiva x preditiva

O segredo de uma frota ‘saudável’ passa pelo uso de recursos que identifiquem a necessidade de reparos nos ativos da frota. Ter um plano de manutenção preditivo é mais eficiente do que uma prevenção às cegas.

A manutenção preventiva é realizada de maneira periódica com base em cronogramas ou índices de funcionamento. Por isso, ocorre independente de haver danos reais, prejudicando a operação e exigindo gastos desnecessários com peças e mão de obra.

Já a manutenção preditiva se baseia na análise de dados que apontam mudanças nos parâmetros ou nas condições de desempenho. Na prática é mais eficaz e econômica por levar em consideração as condições reais dos ativos industriais.

Com a manutenção preditiva, um veículo ou equipamento só tem o funcionamento interrompido caso sejam identificados problemas que estão ocorrendo ou poderão ocorrer em breve. Assim, é possível manter a frota mais rentável, sempre em bom estado e em operação.

Como o TrackLi ajuda nesse processo?

Lembram da telemetria, tema do último artigo que publicamos aqui no blog? O uso da telemetria atesta como a frota é usada e mensura informações precisas para planejamento da manutenção preditiva.

É a telemetria que abastece o TrackLi com os dados que precisam ser analisados para um gerenciamento de manutenção mais eficiente. Na plataforma, acessada a partir de qualquer dispositivo conectado na internet, é possível visualizar os índices de desempenho dos ativos de forma individual.

Assim, as decisões deixam de ser tomadas com base apenas na experiência dos gestores. Somam-se à experiência os dados obtidos via telemetria e transmitidos para o TrackLi, o que torna as tomadas de decisão mais assertivas.  

Como bem disse Ricardo Hayashi em artigo publicado no site Infraroi, “quanto mais estruturada é a gestão da frota, mais competitiva a empresa se torna frente ao mercado”. E para ser relevante perante os seus concorrentes, conte com a força da tecnologia, invista no TrackLi.

Otimize a gestão da sua frota transformando dados em inteligência! 

(Visited 72 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *